sábado, 16 de maio de 2009

Educação Alimentar: aprenda a comer bem


Educar no âmbito da segurança alimentar propicia conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura, assim como as conscientiza quanto a práticas alimentares mais saudáveis, fortalece culturas alimentares das diversas regiões do país e diminui o desperdício, por meio do aproveitamento integral dos alimentos, por exemplo.

Para que cada um entenda, adquira e transmita bons hábitos alimentares é necessário conhecer os alimentos, suas funções no corpo e sua importância para então entender o porquê desses alimentos serem tão incentivados.

A alimentação não deve ser imposta como um cardápio fixo, sem alterações. Deve ser o conjunto bem organizado de alimentos saudáveis, que dão prazer e estão culturalmente ligados ao indivíduo, como aquele bolo feito pela avó desde criança, tudo isso com o equilíbrio e o bom senso necessário, é claro.

A educação alimentar tem como objetivo construir uma alimentação saudável, sem deixar de lado o que faz parte da cultura de cada indivíduo. Educação alimentar e não reeducação alimentar. Porque o primeiro termo é mais constante, não derruba o que é feito pelo indivíduo, apenas modificam algumas atitudes e valorizam outras.

5 comentários:

  1. Olá!
    Interessante esse estudo sobre educação alimentar. vejo que minha alimentação não é nada saudável. Moro sózinho, não sei cozinhar, sou professor com várias jornadas de trabalho, faço muitas refeições fora de casa... Preciso pensar / rever o assunto.
    Abraços virtuais

    ResponderExcluir
  2. Muito gostoso de apreciar esse blog de vocês, aborda de maneira clara e precisa a importância de cada nutriente em nossa dieta. Se me permitem dar uma sugestão seria legal vocês escreverem sobre a questão do equilíbrio alimentar: Comer muito é comer bem? Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog, bem informativo e fornece uma boa contribuição para uma dieta saudável e equilibrada pois ajuda muito nos dos portadores de diabete tipo 2´, obrigado.
    Miguel Pereira
    Aluno do Colegio Hamilton de Jesus Lopes.
    22 de maio de 2009.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei do blog, nos faz repensar a nossa alimentação. O quanto é importante o equilibrio, já que às vezes nos privamos de um determinado alimento e outras vezes abusamos de outro.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi,gostei muito desse blog,é muito familiar pra mim porque eu já viveciava uma alimentaçao saudavel mesmo antes de casar e ter filhos. me esforço muito p colocar na pratica todos os dias.Ainda preciso melhorar.
    Que belo trabalho, parabéns!
    Naildes Santa Rosa
    Col. Hamilto

    ResponderExcluir