terça-feira, 19 de maio de 2009

AS FIBRAS NA DIETA

As fibras correspondem à celulose associada a outros polissacarídeos encontrados na parede celular dos vegetais. Os polissacarídeos são carboidratos formados por longas cadeias de glicose. Nenhum animal consegue digerir a celulose, pois nenhum sintetisa a enzima celulase. Esta é produzida por alguns tipos de microorganismos que vivem, em simbiose, no intestino dos herbívoros. Neles, ela é quebrada em milhares de glicoses que são assimiladas. Já no intestino dos outros animais, o material que compõe as fibras serve para absorver água, amolecendo o bolo fecal, aumentando o seu volume, estimulando o peristaltismo (movimento do intestino), evitando as afecções causadas pela prisão de ventre e, ainda, reduzindo a absorção do colesterol.
Uma dieta saudável deve conter sempre alimentos ricos em fibras: frutas (mamão, ameixa, laranja com bagaço etc.), verduras (couve, brócolis etc.) e legumes (cenoura, abóbora, chuchu etc.). Entretanto, o excesso de fibras na dieta pode provocar diarréias e reduzir a absorção de vitaminas e sais minerais.

Um ítem fundamental para uma alimentação saudável é, sem dúvida, o equilíbrio.

12 comentários:

  1. ola estou aqui vitando o blog e achi muito interessante e importante ele esta sendo muito bem produzido por pessoas que são profissionais porque para fazer um trabalho desse só pode ser um profissional.de uma aluna do colégio Hamilton deJesus Lopes Grasile Santana.

    ResponderExcluir
  2. oi,pró está sendo bastante produtivo pra mim esses videos gostei bastante.Parabéns pelo blog. 27de maio de 2009 22:59 Lucilia Colégio Hamilton

    ResponderExcluir
  3. Pró Parabéns Pelo Blog Está Show!!xD
    Muito Informativo,Os videos Estão ótimos Esclareceram algumas duvidas Minhas!!
    Colégio Hamilton .Sileide Vieira
    Beijos!Bom Fim De Semana

    ResponderExcluir
  4. A alimentação é um dos princípios que fortalece nosso organismo contra doenças, dando-nos energias, contribuindo para a aprendizagem e principalmente fornecendo as proteínas, vitaminas e sais minerais de que precisamos.
    O costume da alimentação nos assegura o crescimento para nossas atividades, mas é preciso saber a hora, o que devemos comer e principalmente a origem e o tratamento para cada alimento.
    Nossa alimentação deve ser balanceada com ricos nutrientes:
    Construtores – de origem animal são responsáveis pela estruturação do nosso corpo e por isso não devem ser ingeridas em demasia.
    Energéticos – açúcares, gorduras e amidas, durante o dia gastaram muitas energias por isso precisamos deles.
    Reguladores – consideramos os mais ricos porque fortalece e protege nosso organismo de doenças, são as vitaminas e sais minerais para nossa saúde.
    As frutas, verduras e a água que são ricos em Iodo, Hidrogênio e Oxigênio.
    Através do computador você pode adquirir bastante conhecimento e compreender melhor o aprendizado que precisa, consulte os sites aprimore suas idéias sobre tudo.

    29 / 05 / 2009
    Edmundo Jairo.

    ResponderExcluir
  5. Cristiane R.P.Costa31 de maio de 2009 às 18:03

    Achei muito interessante as informações contidas nesse blog!
    Uma dieta saudável deve conter sempre alimentos ricos em fibras:frutas,cereais,etc,...
    DEVEMOS NOS PREOCULPAR COM A NOSSA SAÚDE! E TERMOS UMA DIETA BALANCEADA!! BEM SAUDÁVEL.

    ResponderExcluir
  6. Cristiane R.P.Costa31 de maio de 2009 às 18:41

    Achei muito importante as dicas de alimentação saudável, encontradas neste síte!

    Professora: Araceli
    este blog está de Parabéns
    as dicas são 10.

    ResponderExcluir
  7. oiii estou aqui vendo esse blog pra aprender sobre uma alimentação saudável e aprender ater uma educação alimentar,também gostei por que as pessoas aprendem que pode comer muitos alimentos ricos fibras,carboidratos e outros,mais e ter uma vida mais saudável;

    obrigado as pessoas quer fizeram esse bolg muito bom mesmo viu.

    Luiz Douglas :Colégio Hamilton de Jesus Lopes.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ... O blog esta sensacional muita informação que vai ser muito util em minha vida Muito bom ,muito bom msm Professora Aracélia ...Esta de parabens pela iniciativa...Os videos de maneiras claras,informativas e paticas...
    Abraços...
    Aluno -Gleydson Smith Dos Santos Ferreira..
    Colegio Hamilton Alves de Jesus Lopez

    ResponderExcluir
  9. Olá professora adorei o blog achei uma ideia muito inovadora principalmente em relaçaõ a aproximaçao aluno/professora,e a aproximaçao de nos mesmo de uma alimentaçaõ mais saudavél. Apesar das cobranças todas, estou adorando fazer o trabalho estou obtendo variados conhecimentos atraves dos emails dos colegas e da minha propria pesquisa estou mim re-educando em relação a uma alimentaçao muito mais variada podendo encrementar alimentos novos que irão enriquecer o meu cardapio e a minha alimentaçaõ.
    bjos de sua aluna Netice do colégio Hamilton Lopes.
    Este blog sempre será uma referncia pra mim em relaçao a alimentação saudavél farei questão de divulgar entre os meus amigos...

    ResponderExcluir
  10. Muito bom esse glog, e bastante interativo, nos faz entender a importância de ter- mos uma alimentação soldável na nossa vida cotidiana parabéns. Rosielpereira do colegio hamilton de jesus lopes

    ResponderExcluir
  11. Achei interessante todo o blog, principalmente na parte que fala sobre os carboidratos, e da importância de sermos equilibrados com as fibras, na nossa alimentação. Obrigado pelas dicas de alimentação, eu e minha família já estamos adotando tais métodos.
    Mic,do Colégio Hamilton de Jesus Lopes.

    ResponderExcluir
  12. e bom saber disso que agora posso seguir tudo sertinho...ameiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir